0138 Blindness; 0139 The Book of Eli; 0140 Snowpiercer
Posted by artzzz333
Posted on 22:37
with No comments
Mais três filmes medianos, agora dentro da temática "o mundo está quase a acabar, ou então já acabou e o que vem a seguir pode ser mais ou menos isto"...Depois do grande sucesso da Cidade de Deus e da passagem muito bem conseguida para o filme "americano" com The Constant Gardener, o brasileiro Fernando Meirelles adapta o livro de Saramago "Ensaio sobre a Cegueira" sobre uma estranha epidemia que torna toda a gente cega. Não li o livro, portanto não posso dizer se o filme lhe faz jus ou não. Mas vi o filme e não gostei muito. A ideia parece-me excelente, mas o desenrolar do filme é muito lento. Começa muito bem e depois vai ficando cada vez mais lento, até que acaba por parar. O casting pareceu-me demasiado heterogéneo (Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Danny Glover) e se calhar por causa disso aparenta estar desunido. É difícil de explicar mas apesar de ter tudo para que fosse um bom filme (bom realizador, bons actores, boa história), há algo neste Blindness que falha. Deixou-me com uma sensação de ser apenas mais um filme com um tom apocalíptico vulgar. ●●○○○
The Book of Eli é um filme realizado pelos gémeos Hughes Brothers ("donos" de um filme muito engraçado chamado From Hell acerca de Jack the Ripper) passado num daqueles futuros pós-apocalípticos em que não há nada com excepção do caos generalizado, gajos porcos e malucos que parecem saídos do Mad Max e alguns canibais. Pelo meio, há Denzel Washington, uma daquelas personagens pacíficas que só é violento porque o obrigam. Ele protege um livro (uma Bíblia) das más intenções da personagem de Gary Oldman, o vulgar líder super-autoritário de uma povoação algures no meio do deserto. Tem a Jennifer Beals, Michael Gambon e até aparece o Tom Waits, mas não há muito mais que isso. Tem uma história bem contada, algumas boas cenas estilosas de acção/porrada e... vê-se. ●●○○○
Por último, o melhor desta selecção, Snowpiercer de Joon-ho Bong, gajo que desconheço totalmente. Mas é um nome a reter. A história até é relativamente normal (mais uma cena pós-apocalíptica ambiental) para não dizer disparatada (os únicos sobreviventes pós-apocalípticos estão confinados num comboio que viaja a alta velocidade sem parar à volta do mundo [?!?]). Só que Bong conseguiu dar-lhe um toque estranho que de alguma forma cativa. Aliás, tudo é estranho neste filme: é uma adaptação de uma BD francesa (Le Transperceneige) escrita por Jean-Marc Rochette em 1982 (nunca esperaria que a inspiração viesse duma bd francesa tão antiga); depois a estreia e distribuição atribulada do próprio filme, a sair em alguns países para formato DVD ao mesmo tempo que chegou às salas de cinema; e a mistura estranha que é todo o filme: produção da Coreia do Sul, República Checa, América e França.
A história é relativamente básica mas "viciante": o pessoal das carruagens de trás do imenso comboio-salvação revolta-se contra a disparidade em relação às cabines da frente e decide tomar de assalto a locomotiva e o seu misterioso condutor. Apesar de ser mais ou menos descabido, acaba por sintetizar um pouco o próprio mundo e fá-lo de uma forma interessante, porque é quase como ir abrindo uma sucessão de portas para o desconhecido. Claro que há cenas de acção e pancadaria a rodos, mas por acaso até são muito boas, como é costume nos realizadores asiáticos. O papel principal é de Chris Evans, mas os restantes "secundários" são de luxo: Ed Harris, John Hurt e a quase irreconhecível Tilda Swinton.
Vi-o sem grande expectativas (pensava que era só mais um filme de ficção científica/porrada) e acabei por ter uma agradável surpresa. Não é uma pérola, mas é uma pedra (semi) preciosa. ●●●○○
0 respostas:
Enviar um comentário