0651 The Andromeda Strain
Posted by artzzz333
Posted on 11:35
with No comments
Um satélite cai numa zona remota dos Estados Unidos, perto de uma pequena povoação. Quase imediatamente, toda a população do local morre. Há apenas dois sobreviventes, o bêbado da zona e um bebe recém-nascido. Porque é que apenas estes dois não foram afectados? O que é que podem ter em comum que os torna imunes? É um mistério... O satélite com a misteriosa doença é levado para umas instalações secretas de máxima segurança onde será minuciosamente analisado por um grupo de cientistas de topo que tentarão perceber o que causa a morte a quem entra em contacto com o satélite. Como se não fosse já stressante o suficiente estar metido debaixo de terra com uma arma biológica que ninguém entende como mata, ainda por cima, as próprias instalações acrescentam um nível extra de stress. As instalações têm um sistema de segurança extremo: se houver uma fuga de material biológico, as instalações entram automaticamente em auto-destruição nuclear e há apenas uma pessoa com capacidade de anular a destruição... e tem apenas 5 minutos para o fazer.The Andromeda Strain não é fantástico mas roça o muito bom. Os cenários futuristas... muito bons. Aqueles split screens da acção com fotos dos acontecimentos... mítico. Mas principalmente destaco a base cientifica (e especulativa) que é muito boa. É um filme que se nota que teve muito cuidado na preparação e na concepção. A demonstração científica de como se faz toda a descontaminação e o estudo de um acontecimento hipotético deste género é muito bom. O facto de tentar induzir um grau de realismo, quase documental a todo o filme, é excepcional. Para isso também ajuda um casting de actores com muito pouca projecção internacional e que vinham essencialmente das produções de TV da altura (Arthur Hill, David Wayne, James Olson e Kate Reid), que transmitem a sensação de estarmos mesmo a ver cientistas a trabalhar, ao invés de estar a ver o "grande nome" de Hollywood a fazer exemplarmente de "cientista". Muito inteligente esta aproximação.
Não se pode esconder que este The Andromeda Strain está muito datado no tempo, mas isso não lhe retira nenhum mérito. Grita por um remake que até já recebeu o apelo dos produtores Ridley e Tony Scott, que adaptaram o romance de Michael Crichton para um mini série de dois episódios em 2008. A nova história é pouco difere desta, o que prova que o original já tinha todos os condimentos modernos de um muito bom techo-thriller.
Robert Wise é um mestre à frente do seu tempo. Há por aqui coisas que são ficção científica mas com o passar do tempo se tornaram em facto científico. E o cerne de toda a questão - uma nova forma de vida biológica proveniente do espaço, tipo vírus - continua a não ser desenvolvida em nenhum meio actual, o que demonstra que o pessoal antigo tinha muito mais imaginação e tomates para pegarem em temas deste género, comparativamente ao pessoal de agora, que tem todos os meios possíveis e imaginários para fazer coisas deste género... The Andromeda Strain é um clássico da ficção científica altamente recomendado, principalmente nesta altura estranha do mundo envolto em pandemia... ●●●○○
Labels:
1971,
Arthur Hill,
David Wayne,
doença,
ficção científica,
James Olson,
Kate Reid,
Michael Crichton,
nota3,
pandemia,
remake,
Robert Wise,
satélite,
secreto,
stress,
The Andromeda Strain,
thriller,
USA,
vírus

0 respostas:
Enviar um comentário