0268 Ronaldo
Posted by artzzz333
Posted on 12:18
with No comments
No outro dia, apanhei na TV o documentário do Cristiano Ronaldo, que se chama... Ronaldo. Bem, não é um documentário, é um vídeo promocional do Ronaldo, filmado entre Janeiro de 2014 e Fevereiro de 2015, feito pelos melhores e com os melhores. Anthony Wonke é um documentarista profissional multi-premiado, a locução é de David Morrissey, e sim, é o David "Governador" Morrissey, do Walking Dead...Para um documentário sobre um dos melhores futebolistas de sempre, estranhamente, pouco tem de futebol. Apenas um jogo entre o Real Madrid e o eterno rival, Barcelona, algumas imagens do Manchester United e pequenos laivos da altura do Sporting... Seja por causa de direitos de autor das imagens ou por questões editoriais, é muito pouco futebol. Acho que é uma falha enorme. Mas também aqui o que interessa não é o futebol, é o Ronaldo. Tudo foi minuciosamente concebido mais para promover a personalidade Ronaldo, do que o seu estilo de jogo ou rara capacidade para marcar toneladas de golos. Até o tirar a camisola para celebrar um golo na final de 2014 da Liga dos Campeões foi estudado ao pormenor para aparecer neste documentário. Não tenho problema nenhum com isso, mas sendo um gajo normal que adora futebol, acho demasiado redutor e até acho que passa uma mensagem errada.
À parte do documentário, a "imagem" que passa cá para fora, também nunca ajudou o Ronaldo. Obviamente, não o conheço pessoalmente, mas a impressão que passa é a de um gajo que por ser o melhor, se acha o melhor, algo que normalmente se traduz em arrogância para o público. Depois de ver o documentário que é mais intimista que futebolístico, até mudei um pouco de opinião, mas... Figuras públicas tão mediáticas são sempre complicadas. Ter que lidar com a pressão das multidões e continuar a ser simpático; lidar com os maluquinhos todos que para aí andam que são capazes de guardar uma ranheta do seu fã para mais tarde recordar; ter de lidar com as percepções erradas que o público tem da sua pessoa; ser-se considerado arrogante porque se admite que se é melhor que a concorrência (o que até é verdade); ser popular em todo o mundo, mas ter de resguardar a privacidade; lidar com a inveja por causa dos carros desportivos e dos ordenados de milhões... É complicado. Muito complicado...
E claro que falar de Ronaldo é falar do melhor jogador de futebol do mundo. E só há mais um rival à altura que é o Messi. Um é esquerdo, o outro é direito, um é baixo e franzino, o outro é alto e atlético. São duas figuras totalmente distintas. Em termos de futebol, um finta jogadores de classe mundial como se estivesse a jogar com miúdos de rua, o outro marca mais golos sozinho que muitas equipas juntas. A escolha é muito difícil e sempre polémica. Mas também acho que a existência desta "rivalidade" é útil desportivamente e até faz com que os dois melhorem constantemente e estejam sempre ao mais alto nível.
Como português, deveria dizer que é o Ronaldo, mas a minha escolha vai para... o Messi. Desculpa Ronaldo. Não é nada pessoal, é apenas uma questão de gosto futebolístico. Pessoalmente, prefiro os génios naturais, como é o caso do Messi, mas também percebo perfeitamente que a escolha recaia no Ronaldo.
Personalidade e/ou génio à parte, como documentário, Ronaldo é fraquito porque tem muito pouca bola. Muito pouco futebol. Parece mais um documentário de uma celebridade saída de uma revista cor-de-rosa. Precisa-se urgentemente de um remake e de preferência que contenha a emoção de um golo de pontapé de bicicleta que dá a vitória no último minuto. Ronaldo, o documentário, não faz jus a um dos melhores jogador de futebol de sempre, que é o Ronaldo. ●○○○○
Labels:
2015,
Anthony Wonke,
Cristiano Ronaldo,
David Morrissey,
documentário,
futebol,
jogo,
Messi,
nota1,
personalidade,
remake,
Ronaldo

0 respostas:
Enviar um comentário