0256 Top Gun

Há filmes que marcam uma pessoa. Top Gun não é um desses exemplos. Apesar do gigantesco sucesso de bilheteira, não o vi na altura da estreia (nem do lançamento em VHS). Deve ter sido um dos poucos filmes da década de 80 que não vi. Lembro-me de toda a gente falar do filme, principalmente porque tinha dois dos sex symbols masculinos da altura: Tom Cruise e Val Kilmer. As miúdas não falavam de outra coisa. Se bem que nesse filme havia outro sex symbol da época que interessava mais aos rapazes: a belíssima Kelly McGillis. Por causa destes "fatores", fiquei com a ideia errada que era um "filme de romance". Deve ter sido por essa razão que não o vi. Os anos passaram-se e Top Gun caiu no meu esquecimento. Só o vi para aí há uns 5 anos e obviamente foi de rir. Foi como ver o Rambo agora. Não faz sentido, não é verdade? É incrível. Devo ser uma das três pessoas no mundo, que sendo contemporâneo do filme, não o viu na altura. Mas teve tanto impacto que mesmo assim conhecia-o perfeitamente. Aliás, adorava a música dos Berlin filmado naquele cemitério de aviões e cheio de clips do filme. Durante anos foi apenas isso que sabia sobre o Top Gun: que tinha grande música pop (do excelente Giorgio Moroder), grandes cenas arriscadas com aviões a jacto a velocidades estonteantes e gajos super-estilosos vestidos de blusão de couro e t-shirt branca a andarem de moto com os seus óculos tipo Police... Mais 80's era impossível.
Realizado por Tony Scott (irmão do Ridley Scott), Top Gun é uma história simples de competição feroz em ambiente militar (e romance...) que ficou para a história, apesar de ser mais uma (boa) chachada dos anos 80. Dou-lhe o reconhecimento devido. À dupla sexy Cruise/Kilmer ainda se juntam uma data de gajos que curto particularmente como Tom Skerritt, Michael Ironside, Tim Robbins e até tem a Meg Ryan, que parece ter sempre a mesma idade em todos os filmes. Estranho...
É produzido por Jerry Bruckheimer... não se nota logo? O estilo está lá todo, apenas faltam os famosos lens flare... Espera. Isso é do Michael Bay... Bruckheimer, Bay... É mais ou menos a mesma coisa... Confundo-os sempre... Adiante... No geral, Top Gun nem é tão mau quanto pensava, se bem que se parece mais com uma campanha de angariação de candidatos para a Marinha do que propriamente um filme de acção. As cenas com os caças até me surpreenderam bastante pela positiva. Só que lá está, tudo tem o seu tempo próprio e este filme devia ter sido visto na altura correcta, que era nesse longínquo ano de 1986.
Já ouvi dizer que vem aí um remake ou uma sequela (mais uma prova que nos estúdios de Hollywood acabaram-se mesmo as ideias), portanto há que estar preparado mentalmente para o impacto... ●●○○○

Share this article :

0 respostas:

Enviar um comentário

 
Copyright © 2015 todos os filmes que vi
Distributed By Gooyaabi Templates