0003 - Assalto à 13.ª Esqudra e 0004 - Cyborg
Posted by artzzz333
Posted on 22:31
with No comments
Por vezes dá-me para ver filmes ostensivamente maus. Nomeadamente os mais antigos. Filmes que vi quando era miúdo e que na altura ficava maravilhado. É o que dá ter 15 anos (ou menos) e ainda não ter visto nenhumas das obras primas do mundo do cinema. Tenho um gosto especial em rever velharias e perceber como eu próprio evoluí em termos de gosto e apreciação cinematográfica.Um canal de cinema por cabo fez uma retrospectiva do mítico John Carpenter. Por isso, tive a oportunidade de (re)ver alguns dos clássicos do suspense. Um dos filmes foi o Assalto à 13.ª Esquadra. Tenho de admitir que quando o vi pela primeira vez - há décadas atrás - pareceu-me muito melhor. Francamente, agora parece-me um filme amador. Se este filme ainda tem algum valor, ele vem directamente daquele sítio estranho chamado nostalgia. Mas apesar de tudo, o esqueleto do filme é bom. Tem uma história tão simples que acaba por funcionar, e pouco mais que alguns pormenores interessantes de realização. Por isso mesmo, não é de estranhar que Hollywood tenha pegado no esqueleto e tenha feito um remake com nova carne e actores conhecidos que levem pessoas aos cinemas. Ainda não vi este remake, mas desconfio que será muito difícil piorar o original do Carpenter.
Curiosamente, revi mais ou menos na mesma altura outro "clássico" de série B, que nada tem que ver com este: Cyborg, com Jean-Claude Van Damme. É o filme típico de artes marciais que precisa de uma história de vingança que "segure" o máximo possível de proezas de pancadaria. Este, em particular, mistura vingança, ficção científica (futuro apocalíptico derivado dum vírus incontrolável e um cyborg com a cura) e obviamente altas doses de porrada. Apesar do filme ser também muito mau e não passar duma enorme colagem de clichés dos "filmes de porrada e explosões" custa-me a perceber porque é que ainda ninguém se lembrou de fazer o "obrigatório" remake. Com um ou dois actores de renome e a disponibilidade dos efeitos digitais de hoje em dia, este seria mais um blockbuster.
Em termos de filmes, acredito que todos têm algo de bom. Nem que seja para aproveitar a história e lhe dar um novo fôlego. No pior dos casos, uma pessoa pode ser aprender o que não se deve fazer num filme...
Labels:
Albert Pyun,
Assalto à 13.ª Esquadra,
Cyborg,
Hollywood,
John Carpenter,
nota1,
remake,
série B,
Van Damme
0 respostas:
Enviar um comentário