0250 Hearts of Darkness
Posted by artzzz333
Posted on 18:34
with No comments
Se Apocalypse Now é o melhor filme de guerra que alguma vez vi (e de um modo geral, um dos melhores de sempre), então Hearts of Darkness é o melhor documentário sobre cinema. E também sobre quão difícil é todo o processo criativo que está por trás de um filme, desde os primeiros passos na escrita do guião até à tela gigante de cinema. Fiquei um bocado marcado quando vi este documentário. A partir de determinado ponto deixei de conseguir dissociar um do outro.Sempre que via o Apocalypse Now intrigava-me a construção do próprio filme. É tão denso, real (na sua surrealidade muito particular), cru e verdadeiro que sempre achei que o processo criativo devia ser algo estranho. Já tinha lido bastantes coisas sobre a forma caótica como Francis Ford Coppola dirigiu toda a operação (e também como foi sendo "dirigido" por acontecimentos bizarros). E era mesmo uma operação, quase militar. Ali não haviam fundos azuis ou efeitos especiais. Quando era necessário que aparecessem helicópteros ou uma gigantesca explosão, tinham mesmo de estar lá helicópteros militares ou uma gigantesca explosão para se poder filmar. Num filme com a escala de Apocalypse Now é quase mirabolante imaginar como foi possível filmar tudo aquilo.
Nesse aspecto, Hearts of Darkness é uma dádiva para os amantes do cinema. Uma rara oportunidade de ver um artista a trabalhar na cadeira de realizador, de ver artistas como Marlon Brando a criar uma personagem como Kurtz, de ver um filme desta envergadura ser construído peça a peça como se fosse um gigantesco puzzle. É um documentário brilhante e único. Até no pormenor de ter sido feito a três mãos: Fax Bahr, George Hickenlooper e Eleanor Coppola. Mesmo como peça "solta", Hearts of Darkness é excelente e muito completo. As entrevistas, as revelações e o método dos actores, as imagens por detrás da câmara, as dificuldades contra os elementos, a luta quase corpo a corpo para se conseguir juntar todas as peças, está lá tudo. E assim percebe-se um pouco porque Apocalypse Now é o filme que é. Fazê-lo, foi em si mesmo, uma guerra contra tudo e todos.
Sempre que revejo o Hearts of Darkness fico com a sensação que Eleanor Coppola, quando começou a filmar, percebeu imediatamente que este seria um filme muito difícil de fazer e por isso seria necessário registar tudo para a posteridade, como uma prova do valor e perseverança de Francis Ford Coppola. E é preciso dizer-lo: só mesmo alguém tão brilhante como o Coppola conseguiria montar uma produção desta envergadura, mandar tudo de avião para o meio da floresta nas Filipinas e fazer o Apocalypse Now.
Até hoje, é simplesmente o melhor documentário que vi sobre a concepção de um filme. E acaba também por ser um tributo à genialidade de Francis Ford Coppola. Para quem gosta de cinema, Hearts of Darkness é absolutamente obrigatório. ●●●●●

0 respostas:
Enviar um comentário